quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

António Morais


António José Morais
"Capitão Maluco"
Cabo de Mar na Ericeira, entre 1924 e 1927, período em que fez de Sinaleiro
Apesar dos pais serem da Ericeira, nasceu em Lisboa, na Freguesia de S. Paulo, a 24 de Novembro de 1904. Era filho de José António Júnior e de Olinda Morais Cardoso. Casou em 14 de Março de 1926, com Luisa Maria Duarte, do lugar da Baleia (Carvoeira), não deixando descendência directa. É tio de Elídio e José Morais, assim como de José Morais Ramos "Gamanço". Assentou praça na Marinha, onde tirou a especialidade de sinaleiro da Marinha de Guerra. A alcunha vem do facto de o António José ser da Marinha e do arrojo com que ele enfrentava o mar, saindo e entrando o porto da Ericeira, numa pequena embarcação do pai, debaixo de grandes "levas de mar"*. Foi criado na Praia da Ribeira, tendo como alcunha, em pequeno, "O gaiato da praia". Fez sinais entre 1924 e finais de 1927, período em que exerceu a actividade de cabo-de-mar, na Ericeira. Morreu em 1928, em Lisboa, na Calçada do Cascão, nº5, 1º Dtº, cerca de um ano e meio depois do seu casamento, sofrendo de tuberculose que tinha contraido 6 meses antes.
*- Termo usado pelo pescador ericeirense para definir o mar bravo, consoante o contexto em que é aplicado.
"Os Sinaleiros do Mar na Ericeira", Leandro dos Santos - 1994

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma curiosidade pessoal:
Também os meus pais são da Ericeira ambos, e também eu nasci em Lisboa na Freguesia de S. Paulo!
Para quem desconhece, o bairro da Bica (que pertence à referida Freguesia Lisboeta), sempre foi muito «frequentado» por Jagozes, dada a proximidade com a zona ribeirinha.
A Bica, tem ainda hoje muita gente com raízes ou laços na Ericeira, tal como a rival e vizinha Madragoa, tem com Ovar.

Abraço!!

José Henriques

Anónimo disse...

Amigo José Henriques
A tua observação é bastante interessante. Será que podes desenvolver um pouco mais sobre este assunto? É sabido que parte da população da Ericeira era constituida por pescadores que vieram da Póvoa de Varzim e de Ovar. O porto da Ericeira foi considerado na antiguidade, o terceiro porto mais importante do reino. O facto de haver jagozes a frequentar o bairro da Bica, revela que uma pequena comunidade jagoza deve ter migrado para aí em determinada época. Se conseguires saber notícias sobre isso, terei todo o gosto em publicá-lo aqui em teu nome. Muito obrigado pela tua intervenção.
Um bem haja. Saudações jagozas.