quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Avião ao mar !


No dia 16 de Junho de 1942, um avião Bristol Beaufort – AW303(?), do 217º esquadrão da Real Força Aérea inglesa, que tinha saído de Portreath com destino ao Médio Oriente via Gibraltar, amarou de emergência a duas milhas da nossa costa.
Este avião de guerra incorporava-se num movimento de esquadrilha para Malta. Uma avaria num dos motores obrigou o avião a amarar ao largo da Ericeira.
A tripulação abandonou o aparelho, que se afundou em cerca de quatro minutos. Num bote remaram em direcção a terra. Pelo caminho colocaram os documentos secretos numa caixa de metal que atiraram ao mar.
Esta tripulação era constituída pelos seguintes elementos:
Sargento - Armstrong,
Sargento - D. Salisbury,
Sargento - G. F. Williams,
Sargento - E. C. Eden.
Todos de nacionalidade inglesa.
Perto da praia foram recolhidos por três barcos de pesca. Foram tratados a alguns ferimentos ligeiros pelo médico da localidade. Receberam também comida e roupa seca. No posto de polícia foram revistados e tiraram-lhes as armas. Após curto interrogatório, seguiram para Lisboa onde contactaram a embaixada inglesa, alojando-se no Suisse Atlantic Hotel.
No dia seguinte foram levados para as Caldas da Rainha.
Foram repatriados no dia 12 de Julho.
Salisbury desapareceu a 30 de Setembro de 1942 quando voava com a esquadrilha 42.
É recordado no Runnymede Memorial.
"Aterrem em Portugal!"
Carlos Guerreiro - 2008
Ora bem, deve haver certamente na Ericeira, alguém que tenha assistido a este episódio e que ainda esteja vivo para o testemunhar. Talvez tenha até passado a história a familiares que a saibam ainda contar. Talvez até hajam fotos do acontecimento.
Se for esse o seu caso, por favor contacte o endereço de email - ericeira.58@gmail.com
João Bonifácio

Sem comentários: