terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Ti Cachafana

Vitorino Dias
"Cachafana" também conhecido por "O Pregoeiro"

Nasceu na Ericeira no dia 12 de Dezembro de 1833. Filho de Ângelo Dias "Cachafana" e de Maria da Conceição. Em 18 de Agosto de 1857 casou em primeiras núpcias com Maria Madalena a qual morre em 5 de Junho de 1861, deixando 2 filhos menores; João e Lúcio.
Do Lúcio Dias, ainda hoje se encontram vivos os netos; Aníbal Franco Alberto "Aníbal da Marta" e suas irmãs Emília Franco Alberto "Emília Galdera", Manuela e Paulina Franco Alberto. Joaquim Leitão "Reguingas" é bisneto deste Lúcio.
Do "Ti" Vitorino sabe-se que voltou a casar em 1862, com Jesuína da Conceição, deixando deste casamento 14 filhos, cuja descendência ainda hoje encontramos na Ericeira. Carmino Dias Pedro é bisneto do "Ti Vitorino".
Desta personagem fica-nos a grata imagem dum ericeirense com um grande sentido de altruísmo do melhor que tinha para dar aos seus conterrâneos. Era uma figura extremamente popular e simpática, ora percorrendo as ruas avisando a população de algum objecto perdido ou achado, ora anunciando o começo da lota na praia da Ribeira.
Calcula-se que tenha feito sinais com o seu barrete, desde 1894 até cerca de 1902.
Faleceu a 10 de Abril de 1907, com 73 anos de idade.
"Os Sinaleiros do Mar na Ericeira", Leandro dos Santos - 1994

Sem comentários: