quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Ti Chico Marrão

Francisco d'Almeida Marrão

Nasceu na Ericeira, no dia 21 de Fevereiro de 1865. Filho de Joaquim d'Almeida Marrão e de Carlota da Conceição "Jagoza"*. Em 17 de Janeiro de 1889 casou com Maria Isabel, de quem teve dois filhos.
Da sua descendência viva, chega-nos o seu neto Joaquim d'Almeida Marrão, grande entusiasta e historiador da nossa Ericeira, além de colaborador do Arquivo-Museu.
Através do testemunho vivo do "Ti" Anastácio Casado (nascido em 1898), foi desfeita a dúvida em relação ao Francisco de Almeida (sinaleiro), que em 5 de Outubro de 1910, fez sinais para o embarque da Família Real para o exílio, conforme documento de pagamento, a todos os que colaboraram nesse embarque, passado pelo escritório da firma Rosa & Comandita.
*- Em documentos antigos podemos encontrar , pela primeira vez, esta alcunha em 1784. Alcunha esta dada a uma senhora de nome Ana Maria, natural de Fonte Boa (Carvoeira), casada com José Lopes Brioso. O documento onde aparece este nome pela primeira vez, é no Livro de Registos de Baptizados que se encontra no Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, referente ao baptizado de um indivíduo do sexo masculino de nome José, como irá aparecer em todos os assentos de baptismo dos nove filhos desta Ana Maria. A Carlota da Conceição, mãe de Francisco d'Almeida Marrão era neta da mesma Ana Maria "Jagoza", que faleceu em 1840.


Fotografia tirada na praia do Algodio por volta de 1942 (cedida gentilmente pelo Dr. Sebastião Dinis, um dos miudos deste grupo). Francisco Almeida Marrão
"Os Sinaleiros do Mar na Ericeira"
Leandro Miguel dos Santos - 1994

Sem comentários: