sábado, 27 de dezembro de 2008

Ti Palaia

Anastácio Henriques Arsénio
"Palaia"

Nasceu na Ericeira em 22 de julho de 1916. Filho de Anastácio Henriques Arsénio e de Guilhermina de Jesus Arsénio. Casou com Rosa da Conceição dos Santos, de quem teve quatro filhos, dois deles pescadores; Anastácio e João Arsénio, tendo entretanto enviuvado. Voltou a casar com Ana Esteves Arsénio, não deixando descendência deste casamento.
Após a morte do Sinaleiro Elisário Mira "Estado", começa a fazer sinais durante 5 a 6 anos de 1952 a 1957/58, alternando neste período com o Sinaleiro "Zé Lebre", ficando este, posteriormente, sozinho a exercer esta actividade, apesar de uma vez por outra o "Ti Palaia" ter feito um ou outro sinal.
Para além de ter sido Sinaleiro, como todos os outros exerceu a actividade de pescador, na Ericeira, durante a maior parte do tempo como mestre da sua própria embarcação.
Pertence à velha geração de pescadores em que a simbiose entre eles e o mar, quase toca a perfeição. A união entre estes dois elementos, é fruto do amor e do respeito que todo o pescador tem pelo mar, não podendo passar sem o ver e sem o sentir.
Anastácio Henriques Arsénio, homem de poucas falas, não deixa de ser reconhecido como uma espécie de "lobo do mar" em vias de extinção.
(baseado no livro "Os sinaleiros do mar na Ericeira" de Leandro dos Santos, 1994)

Sem comentários: