quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

1436

12 de Junho de 1436
El Rei Dom Duarte confirmou a partilha dos bens entre Dona Beatriz e sua irmã Dona Filipa, cabendo a Ericeira a Dona Filipa, que casou com Luís Álvares de Sousa, 3º Senhor de Bastião e que foi provedor da Fazenda na cidade do Porto. Deste casamento nasceu Fernão Martins de Sousa, que casou com Dona Joana Nogueira, filha de Dom João Afonso de Brito. Destes nasceu Dom João Fernandes de Sousa, que casou com Dona Isabel de Brito, filha do 1º Visconde de Vila Nova de Cerveira e Alcaide-Mor de Ponte de Lima.
Este Dom João Fernandes de Sousa foi donatário da Ericeira, desde os fins do século XV até depois do primeiro quartel do século XVI.
- Apontamento
Neste Dom João Fernandes de Sousa perde-se a sequência segura da ordem dos donatários da Vila. A família continua e é numerosa, mas a parte documental conhecida não permite ajuizar qual a linha dos possuidores do senhorio.
É este um embaraço grande que surge, porquanto vários escritores se referem a uma doação feita por Dom Manuel a seu filho, o Infante Dom Luiz, do senhorio da Ericeira. Acrescentam que o Infante deixou a Vila a seu filho Dom António, Prior do Crato, a quem Filipe I a confiscou, cedendo-a depois, em pagamento de uma dívida, a Luiz Alvares de Azevedo. Este deixou a uma sua filha que era freira em Odivelas, e a Abadessa daquele convento a vendeu por 8.000 cruzados a Dom Diogo de Menezes, que foi o 1º Conde da Ericeira.
Nesta sequência o embaraço nasce, principalmente, do facto de serem os Sousas os senhores donatários da Ericeira numa época em que, segundo o dizer de vários escritores a Vila pertencia ao Infante Dom Luiz.
Até à data (1932) e à face de documentos, não foi possível esclarecer este assunto.
"Anais da Vila da Ericeira", Jaime d'Oliveira Lobo e Silva - 1932

Sem comentários: