domingo, 9 de agosto de 2009

Por caminhos da Ericeira (3)

Gosto sempre de percorrer as ruas das vilas ou aldeias onde estaciono; será raro que não encontre algum elemento de estudo, mais ou menos interessante. Nesta pequena povoação marítima encontrei, pois, também que trasladar para o caderno.
Na Travessa do Pelourinho, há uma verga de porta datada; parece porém que as letras foram refundadas para ficarem dentro de uma cercadura ou escudete, de estilo que me parece posterior à data; e o escòdado da pedra ainda parece mais moderno.
Ao lado, há outra porta com data na verga, mas intacta (158...?).
Na Travessa da Misericórdia, nova padieira se encontra com um peixe em relevo e a data gravada. Vejam-se as figs. 4 e 5.
A capela de Santa Marta é edificação do fim do século XVIII. A primitiva estava onde hoje é um estabelecimento de águas medicinais. Vi a cópia dum documento de 1484, donde se pode inferir a existência duma capela anterior a esta data; esse documento versa sobre a posse duma pedra muyto petecente pã o altar da dita Santa. Dos dizeres do documento, conclui-se que era uma pedra avantajada, que aparecera soo ho chaão debaixo de huu forno. Já foi procurada sem resultado por um amante das antiguidades da sua terra, o Sr. Jaime de Oliveira Lôbo e Silva, pesquisador tam solícito como modesto, a quem se deve a cópia desse documento*.

____________________________
* - No Arch. Port., XIV, 320, publicou o mesmo Senhor alguns curiosos documentos para a história da Ericeira e neste fascículo publica outros.
O Archeologo Português - 1914
Algumas notas: As inscrições das figuras 4 e 5 já não são visíveis nos locais mencionados, assim como o estabelecimento de águas medicinais, em Santa Marta. Quanto à história deste estabelecimento, será alvo de um post a editar em momento oportuno.

Sem comentários: