sexta-feira, 2 de outubro de 2009

14 de Outubro de 1928

Comissão para a linha férrea

"A fim de tratar de assuntos que se ligam com a construção da linha férrea de Loures à Ericeira, estiveram hoje nesta Vila os membros da Comissão Administrativa do concelho de Loures a conferenciar com a Comissão Administrativa daqui. Os melhores auspícios para tão importante empreendimento, que levantará à altura a que têm direito os concelhos que beneficiarão deste tão importante melhoramento."

A ideia surgiu no início dos anos 20 e uniu os esforços das Câmaras de Loures e Mafra que, para este efeito, se federaram. O projecto pretendia ligar Lisboa à Ericeira, com "automotoras e carruagens em aço e ferro, o que há de melhor e mais moderno. Tal qual como o do Estoril" como descrevia um jornal da época, em 1928. Eram cerca de 90km, a serem percorridos em 1 hora e 15 minutos. De Lisboa a Loures a linha seria dupla, com a mesma bitola dos carros eléctricos de Lisboa. As estações seriam: Campo Pequeno, Carriche, Loures, Lousa, Cabeço de Montachique, Malveira, Mafra e Ericeira, onde seria construída uma estação-hotel mesmo em frente à praia. O custo total da obra era elevado: sessenta mil contos... mas os benefícios eram evidentes; o mesmo artigo enumera-os: "É escusado encarecer a importância desta linha férrea que servindo um dos mais lindos subúrbios de Lisboa, lhe dará um extraordinário desenvolvimento, permitindo não só o alargamento da cidade, como ainda o seu abastecimento rápido. Teremos, então, peixe fresco vindo da Ericeira e as hortaliças e frutas que vêm agora de Loures, custando-nos os olhos da cara, pelo excesso do frete das carroças, descerão a um razoável, compatível com a bolsa esfaimada do lisboeta. No Verão, a Ericeira que este ano teve duas mil pessoas a banhos, tornar-se-á uma das praias mais afamadas do país, com os lucros inerentes à situação. Bem o merece porque bem linda é".

"A Ericeira na Gazeta de Torres" (1927-1933)

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