quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Rua Prudêncio Franco da Trindade


Todos os Jagozes e amigos da Ericeira, conhecem a Rua Prudêncio Franco da Trindade. Será talvez a principal artéria de entrada na Vila e desemboca directamente na Praça da República, popularmente conhecida por Largo do Jogo da Bola. Tem como edificio simbólico o Hospital, lá bem no alto, mas nela está também a Escola Primária e a Estação dos CTT.
Para os mais antigos é ainda hoje designada por «Estrada de Mafra», e antes de ter a designação actual, chamava-se Calçada Real, tendo passado para Rua Prudêncio Franco da Trindade, no período pós implantação da Republica, tal como aconteceu com muitas outras artérias da Ericeira.

Mas quem foi Prudêncio Franco da Trindade, que deu nome a esta Rua tão central na Vila?
Outras, como a Praça Rainha Dª Amélia, passou a chamar-se Praça da República (Jogo da Bola), o Largo de Santa Marta passou a ser Praça Dr. Miguel Bombarda, a Rua Campos Henriques, que passou a Rua 5 de Outubro, ou seja, passaram a ter todas elas designações muito abrangentes e emblemáticas no âmbito da República! No entanto, a Rua Prudêncio Franco da Trindade ficou com o nome de um Repúblicano local, um natural da Ericeira:

«Nasceu na Ericeira a 25 de Julho de 1866, filho de António Franco Gomes e de Mariana da Conceição Oliveira. Professor primário, foi um Repúblicano convicto, e presidiu à Comissão Municipal de Mafra do Partido Repúblicano Português em 1909. Quando Sidónio Pais visitou a vila e pretendeu deslocar-se à escola onde ele leccionava, opôs-se a tal propósito, o que lhe causou naturais dissabores. Foi preso 18 de Dezembro de 1918.
Iniciado (na Maçonaria) a 10 de janeiro de 1911 no Triângulo nº 135 da Ericeira com o nome simbólico de "Confúcio".
Morreu na Ericeira a 8 de Novembro de 1922.
Tem uma rua com o seu nome na Ericeira.»

In «A maçonaria no Concelho de Mafra» (1910-1935) de António Ventura. EDITORA: MAR DE LETRAS

Sem comentários: