terça-feira, 16 de março de 2010

24 Novembro 1909

Seguem no fim do corrente mês para o Rio de Janeiro os sr.s Bernardino da Silva Montoito, Joaquim da Silva Montoito, António Inácio de Matos, António Rodrigues e Acácio Serra Andrade.

---//---

Faleceu na Beneficência de Manaus o nosso conterrâneo Faustino Alberto. Exercia ali a profissão de marítimo. Sentimos bastante.

---//---

Esta Vila tem aumentado consideravelmente de alguns anos para cá. A estrada de Sintra ainda há bem pouco tempo era desprovida de prédios e hoje já conta grande número deles. Num dos próximos números publicará a "Mala da Europa" a fotografia de uma habitação pertencente ao sr. J. Pardal e de outra que o sr. José Leitão vai mandar edificar num terreno pegado com a horta do sr. João de Barros.

---//---

Depois de tantos pedidos à Câmara, conseguimos que se restaure o caminho que nos conduz à Praia de S. Sebastião, que já desde tempos afonsinos estava desprezado, o que só entre nós sucede.

---//---

No dia 8 do próximo mês de Dezembro realiza-se a Festa de Nossa Senhora da Conceição que será abrilhantada pela Nova Filarmónica Ericeirense. No princípio do dito mês, começam as novenas à Santa Padroeira, que serão cantadas por um coro de meninas educadas pela sr.a D. Adélia Neves. No dia 8 serão distribuídas as esmolas legadas pelo falecido José Luís Crespo.

---//---

Depois de oito dias de permanência no estrangeiro regressou à Ericeira o sr. Domingos Fernandes.

---//---

Realiza-se no dia 27 do corrente, o enlace matrimonial da sr.a D. Guilhermina da Fonseca Cardoso, filha do ilustre clínico Dr. António Emílio Figueiredo Cardoso, com o sr. Raul Álvares da Silva.
Partiram para Lisboa para assistir a este casamento o sr. Joaquim Gonçalves e sua família.

---//---

Partiram também para Lisboa e fixaram ali residência as sr.as D. Laura Bento Franco e Maria da Assunção Bento Franco.

---//---

Chegou à Ericeira, vinda de Bucelas, a sr.a D. Maria Madalena Caiado.

---//---

Foi dado como falido o sr. Jaime Artur Correia, com mercearia no Largo de D. Amélia, vulgo Jogo da Bola.

---//---

É hoje julgado na Comarca de Mafra o sr. José Alves Luciano, por desobediência ao Regedor sr. Francisco Franco Gomes, autoridade local.

---//---

Como a pesca das lagostas é um dos melhores ramos de negócio da classe piscatória, estão-se construindo muitos barcos de pequeno lote para este fim.

---//---

Com estas últimas chuvas, os campos da Ponte Nova e Volta do Carro estão na sua totalidade alagados.

Sem comentários: