segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

1508

31 de Janeiro de 1508

Em sessão deste dia apresentou-se à Câmara um Álvaro Guimarães, portador de um regimento assinado por Nuno da Silveira, no qual se determinava ao dito Guimarães que ordenasse aos Juizes das Vilas de Colares, Cheleiros e Ericeira, que lhe fornecessem uma relação de todos os moradores das suas Vilas a fim de serem colectados em 35 réis cada um, para as despesas das obras dos muros de Cascais. O Procurador do Concelho opôs-se a tal diligência, alegando que a Vila da Ericeira já havia pago aquela imposição, no ano de 1505; e, em nome de El Rei, requeria ao Juiz que não cumprisse tal mandado.
O Juiz perguntou ao Guimarães se ele tinha outro mandado de El Rei ou de Nuno da Silveira, e, se o tivesse, que o mostrasse, que ele, Juiz, o faria cumprir. O Guimarães respondeu que não tinha outro mandado, e retirou-se logo.
O Juiz mandou, pelo Porteiro e Alcaide, intimar o Guimarães, em nome de El Rei, que lhe apresentasse o traslado do seu regimento, para ver, por ele, se a Vila tinha de pagar mais do que já havia pago. O Guimarães respondeu que, lho mandaria, feito pelo seu escrivão.
Nada mais consta sobre o assunto.
"Anais da Vila da Ericeira"
Jaime d'Oliveira Lobo e Silva
1932

(nota do A.: - Dantes, tal como hoje.)

Sem comentários: