sábado, 27 de dezembro de 2008

Ti Chico Serrão



Francisco Antunes Serrão


"Fução"


Francisco Antunes Serrão, nasceu em Peniche em 3 de Fevereiro de 1931. Filho de José Martins Serrão e de Maria da Conceição Antunes Serrão. Viveu desde miúdo na Ericeira e, como grande parte dos rapazes daquela época, foi criado na praia da Ribeira, onde aprendeu a arte de pescador. Casou com Ilda Duarte Serrão em 1949, de quem teve oito filhos.
Após a morte do "Zé Lebre", é ele que começa a fazer sinais. A princípio à embarcação do seu filho, passando mais tarde a fazer a todas as outras embarcações, através de aparelho de rádio. Assim se manteve durante anos, até que, quando o "Ti Moleiro" se reformou como pescador, lhe cede o seu lugar em virtude de este ser mais velho. No entanto, Francisco Serrão nunca deixou de estar sempre pronto para exercer esta voluntariosa actividade, sempre que o pescador da Ericeira assim o necessitava. Não será por falta desta longa escola de pescadores-sinaleiros, que o pescador da Ericeira deixará de ir ao mar, não venham "outros perigos" estranhos à vontade dos pescadores.
Esperemos que estes sinaleiros não sejam os últimos desta nobre actividade que durante séculos, serviu de farol e anjo da guarda ao destemido e arrojado pescador desta sempre bela e grandiosa Ericeira onde, tivemos a bendita sorte de ter nascido.
Não devem ser esquecidos também, os nomes daqueles pescadores que, uma vez por outra, fizeram sinais. Aqui ficam alguns, para que também eles sejam lembrados:


- Sebastião Mira "Peia"
- João Jacinto Morais Sobrinho "Pedrada"
- António Inácio "Rodeia"
(baseado no livro "Os sinaleiros do mar na Ericeira" de Leandro dos Santos, 1994)

Sem comentários: